top of page

O que é biblioteca?

Biblioteca vem do Grego biblíon, livro, e theke, cuidado e também caixa, depósito, formou-se bibliotheke, passando ao Latim biblioteca e daí ao Francês bibliothèque e ao Português biblioteca, designando o lugar onde são guardados livros e documentos e o próprio acervo.

 

Autalmente, podemos dizer que é todo espaço, seja ele concreto ou virtual que reúne coleção de informações de qualquer tipo, sejam livros, enciclopédias, dicionário, monografias, revista, folhetos etc., ou digitalizadas e armazenadas em CD, DVD e banco de dados.

Curiosidade: A maior biblioteca do mundo é a do Congresso dos Estados Unidos, com 1348 quilômetros de estantes, fundada em 1800, que hoje conta com 155 milhões de itens. Transferida da Filadélfia para Washington, era de uso exclusivo dos congressistas, mas desde 1897 está aberta ao público. No Brasil, a maior é a Biblioteca Nacional, também a maior da América Latina e a sétima do mundo. Foi trazida de Portugal pelo então príncipe regente dom João VI (1767-1826) em três viagens realizadas entre 1810 e 1811, pois tinha sido esquecida no embarque apressado. Propriedade de Portugal, ela foi comprada pelo Brasil em 29 de agosto de 1825 por 2 milhões de libras esterlinas.

 

Referência:


BIBLIOTECA. hridiomas. Disponível em: <http://hridiomas.com.br/origem-da-palavra-biblioteca/>. Acessado em: 04 Maio. 2015.

BIBLIOTECA. Significacos.com.br. 2015. Disponível em: <http://www.significados.com.br/biblioteca/>. Acessado em: 04 Mai. 2015.

 

O que é midiateca?

É um acervo de conteúdo em vários formatos midiaticos (VHS, cassetes, filmes, CD áudio, DVD vídeo), links de sites, documentos, entre outros.

 

A ideia de midiateca se desenvolveu nos anos 80, quando os conteúdos audiovisuais foram considerados “registros” culturais em um mesmo patamar que os suportes escritos. O termo midiateca foi “escolhido” por melhor refletir a diversidade de recursos e suportes das informações coletadas e disponibilizadas para o público (VHS, cassetes, filmes). Nos anos 90 as midiatecas naturalmente passaram a usar suportes “numéricos” (CD áudio, DVD vídeo) que vieram a completar os suportes tradicionais.

 

O conceito de midiateca se apoia em pressupostos políticos, que se traduzem em  proposições técnicas. Esses pressupostos se baseiam na ideia de que uma biblioteca tem um papel a desempenhar na sociedade. E não podem satisfazer apenas o público tradicional (estudantes, pesquisadores, etc...), ela tem que abarcar todos os públicos, sem distinção de idade, estado escolar, cultural ou econômico. Toda a população tem direito a ter acesso à "lógica" da informação, e do patrimônio cultural coletivo.

 

Referências:

 

MIDIATECA. Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Disponível em: <http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/ondas/Anonimo/midiateca.aspx?PageView=Shared>. Acessado em: 04 Maio. 2015.

ASSIS FILHO, Adriano Soares de. Midiateca. 2009. Disponível em: <http://tccadriano.blogspot.com.br/2009/12/conceito-de-midiateca.html>. Acessado em: 04 Mai. 2015.

Centro de Educação a Distância - CEAD   /   Rua 24 de Maio, 141 - Centro - Osório/RS CEP 95.520-000

CNEC - Campanha Nacional de Escolas da Comunidade

© 2015 - Graduação em Pedagogia EAD - CNEC

Criado por Susana Medeiros Cunha - Lançamento 28/mai/2015

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page