
é o espaço mágico criado para dar oportunidade às crianças de brincar de forma enriquecedora, de mergulharem em seus brinquedos sem adultos para atrapalhar. Lá existem muitos brinquedos, muita magia e criatividade.
É um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos e brincadeiras, dentro de um ambiente especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar. É um local onde as crianças, fazendo uso de atividades lúdicas, conseguem criar, aprender, desenvolver-se e estimular suas potencialidades brincando.
O que é brinquedoteca?
Visão histórica
Segundo a mesma autora, esse ambiente criado especialmente para a criança, tem como objetivo desenvolver a imaginação, a criação e a expressão, incentivar a brincadeira do faz de conta, a dramatização, a construção do pensamento, a solução de problemas, a socialização, a vontade de inventar, colocando ao alcance da criança uma variedade de atividades que, além de possibilitar a ludicidade individual e coletiva, permite que ela construa a sua própria percepção de mundo.
No mundo

No Brasil
O nome Brinquedoteca é totalmente brasileiro. A brinquedoteca brasileira diferencia-se das Ludotecas e Toys Libraries porque estas têm seu trabalho voltado para o empréstimo de brinquedos, ao passo que, na Brinquedoteca brasileira, o trabalho está voltado para o brincar, propriamente dito (AZEVEDO, 2010 apud CUNHA, 1994).

Algumas definições de brinquedoteca:
Definições de brinquedoteca

Fonte: Azevedo (2010)
Fonte: Azevedo (2010)
Fonte: Azevedo (2010)
As funções são as mais variadas, mas as principais são de ensino, de pesquisa, de lazer e de terapia. São classificadas por diferentes fatores, tais como: situação geográfica, as tradições e cultura, o sistema educacional, os materiais e espaços disponíveis, os valores, as crenças e os serviços prestados. Mas, sempre preservando o aspecto lúdico, assegurando assim, o direito de a criança de brincar.
Tipos de brinquedoteca

Fonte: Azevedo (2010)
As principais finalidades são:
-
Proporcionar um espaço onde a criança possa brincar sossegada, sem cobranças e sem sentir que está atrapalhando ou perdendo tempo;
-
Estimular o desenvolvimento de uma vida interior rica e da capacidade de concentração e atenção;
-
Estimular a operatividade das crianças;
-
Favorecer o equilíbrio emocional;
-
Dar oportunidade à expansão de potencialidades;
-
Desenvolver a inteligência, criatividade e sociabilidade;
-
Proporcionar acesso a um número maior de brinquedos, de experiência e de descobertas;
-
Dar oportunidade para que aprenda a jogar e participar;
-
Incentivar a valorização do brinquedo como atividade geradora do desenvolvimento intelectual, emocional e social;
-
Enriquecer o relacionamento entre as crianças e suas famílias;
-
Valorizar os sentimentos afetivos, cultivando a sensibilidade.
Objetivos de uma brinquedoteca
Fonte: Azevedo (2010)
Referência:
AZEVEDO, Antonia Cristina Peluso de. Brinquedoteca no diagnóstico e intervenção em dificuldades escolares. 3ª ed. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010.
A brinquedoteca é uma instituição que nasceu no século XX para garantir à criança um espaço destinado a facilitar o ate de brincar. É um espaço que se caracteriza por possuir um conjunto de brinquedos e brincadeiras, oferecendo um ambiente agradável, alegre e colorido, onde mais importante que os brinquedos é a ludicidade que eles proporcionam (AZEVEDO, 2010 apud CUNHA, 1998).
Referências:
O QUE É brinquedoteca. ABBri – Associação Brasileira de Brinquedotecas. Disponível em: <http://brinquedoteca.net.br/?p=1747>. Acessado em: 04 Mai. 2015.
VOCÊ SABE o que é uma brinquedoteca. Brinkidsonline. Disponível em: <http://www.brinkidsonline.com.br/blog/voce-sabe-o-que-e-uma-brinquedoteca/>. Acessado em: 04 Mai. 2015.