
O que é pesquisa?
Pesquisa vem do Latim perquirere, “buscar com afinco”, de per-, intensificativo, mais quaerere, “indagar”, de quaestio, “busca, procura, problema”.
A pesquisa nada mais é do que a curiosidade que temos sobre determinado tema, seja ele qual for. Esta curiosidade é instigada muitas vezes pela nossa percepção acerca de nossas vivências e experiências profissionais. Quando pesquisamos, descobrimos, aprendemos e assim vamos construindo nosso conhecimento, por meio do aprendizado que a pesquisa oferece.
Pesquisar significa ir ao encontro de algo e nisso está implícito falar com as pessoas, muitas vezes ter que se deslocar de um lugar ao outro ou até de uma cidade a outra, sem falar nas inúmeras leituras que são feitas, pesquisas em bibliotecas, sites especializados, enfim, tudo para que nossa pesquisa seja concluída com êxito.
Vejamos dois conceitos sobre o que é pesquisa: para Gil (2009, p.17), “a pesquisa é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema”. Já para Mello (2006, p.14): “pesquisar exige organização, dedicação, disposição, disciplina, tempo e estudo”.
Referências:
PESQUISAR. Origem da Palavra - Site de Etimologia. 2014. Disponível em: <http://origemdapalavra.com.br/site/palavras/pesquisar/>. Acessado em: 04 Maio. 2015.
CONCEITO de Pesquisa. 2013. Portal Educação. Disponível em:<http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/31073/conceito-de-pesquisa#ixzz3bNncvWNI>. Acesso em: 04 Mai. 2015.
O que é projeto?
[...] a origem da palavra projeto deriva do latim projectus, que significa algo lançado para a frente. A ideia de projeto é própria da atividade humana, da sua forma de pensar em algo que deseja tornar real, portanto o projeto é inseparável do sentido da ação (ALMEIDA, 2002).
Envolve a antecipação de algo desejável que ainda não foi realizado, traz a ideia de pensar uma realidade que ainda não aconteceu. O processo de projetar implica analisar o presente como fonte de possibilidades futuras (FREIRE e PRADO, 1999).
Assim, Barbier (In MACHADO, 2000) salienta: "[...] o projeto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma ideia; é o futuro a fazer, um amanhã a concretizar, um possível a transformar em real, uma ideia a transformar em ato" (p. 6).
Referência:
ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de; PRADO, Maria Elisabette B. B. Conceito de projeto. Módulo Introdutório - Integração de Mídias na Educação. BRASIL: Ministério da Educação, 2007. Disponível em:<http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/gestao/ges_basico/etapa_2/p3.html>. Acesso em: 27 Abr. 2015.
