Robin Williams (Robin McLaurin Williams)

Nossa primeira homenagem é a essa grande ator falecido a um ano (11/08/14).
E para homenageá-lo, sugerimos que assistem uma de suas grandes atuações, Sociedade dos Poetas Mortos, onde interpreta um ex-aluno (John Keantig), da tradicional Escola Welton, que retorna como o novo professor de literatura.
Nascimento: 21 de julho de 1951, Chicago, Illinois, EUA.
Falecimento: 11 de agosto de 2014, Paradise Cay, Califórnia, EUA.
Data da Homenagem
Filme: Dead Poets Society (Sociedade dos Poetas Mortos – em português)

Produção: EUA, 1989.
Direção: Peter Weir
Gênero: Comédia dramática
Duração: 128 minutos (2h8min)
Elenco Principal: Robin Williams (John Keating), Ethan Hawke (Todd Anderson), Robert Sean Leonard (Neil Perry), Josh Charles (Knox Overstreet).
Sinopse: Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".



Reflexão do Filme:
O filme Sociedade dos Poetas Mortos relata a história de um internato masculino chamado Welton. Esse internato era considerado o melhor do país e tinha um modelo marcado por tempo determinado para cada função, tendo como finalidade a educação tradicional, baseada nos quatro pilares: Tradição, Honra, Disciplina e Excelência.
Contradizendo a todo princípio da escola tem o professor John Keantig, embora tenha sido formado na escola, ele tinha uma proposta de ensino com base no próprio processo de viver e aproveitar o dia, Carpe Diem. Ele dizia que a educação deveria se confundir com nossa vida. Carpe Diem é como uma nova visão de vida. ‘Aproveite seu dia, colha logo seus botões de rosas’.
É por esses vários motivos que o filme, Sociedade dos Poetas Mortos é considerado um filme extremamente brilhante, já que nos faz perceber a extrema importância do papel do professor perante os alunos, pois como educador este deve estimular a formação dos cidadãos, e mais que isso; que sejamos críticos, criativos e pensadores.
Referências:
ARAUJO, Caroline da Silva. Reflexão do filme: Sociedade dos Poetas Mortos. Disponível em: <http://especialeinclusiva.blogspot.com.br/2011/06/reflexao-do-filme-sociedade-dos-poetas.html>. Acessado em: 05 Ago. 2015.
Foto 1 . Disponível em: <http://a.abcnews.com/images/Entertainment/RT_robin_williams_mar_140812_16x9_992.jpg>. Acessado em: 05 Ago. 2015.
Foto 2, 3, 4 e 5. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-5280/>. Acessado em: 05 Ago. 2015.